<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d17995268\x26blogName\x3d%C3%89+a+cultura,+est%C3%BApido!\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://cultura-estupido.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://cultura-estupido.blogspot.com/\x26vt\x3d-8193206143390702217', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

É a cultura, estúpido!

Na última quarta-feira do mês, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz.

Futuro, homens, mulheres e crianças

(...) A outra grande mudança é a continuada feminização da vida política, tanto a nível doméstico como internacional. Há abundante evidência de que as mulheres abordam a política e, em particular, a política internacional, de forma muito diferente do modo como os homens o fazem. Nos Estados Unidos, as mulheres têm, em geral, sido consistentes na sua recusa ao apoio à intervenção militar, aos gastos na defesa e à competição pelo poder, em geral, na esfera internacional, por uma percentagem de nove a dez pontos, pelo menos desde que este tipo de sondagem começou a ser feito.

Além disso, com a alteração demográfica geral, as populações estão a envelhecer. Daqui a cinquenta anos, os países do mundo desenvolvido terão populações com idades medianas na ordem dos cinquenta. A combinação do maior impacto das mulheres no sistema político com a alteração da idade mediana, a deslocar-se para cima, irá conduzir a um tipo de política muito diferente. Admitamos, a maior parte da confusão no mundo é provocada por homens jovens, ou então por gente do tipo Saddam Hussein que pretende conduzir os jovens (homens) a entrarem em vários tipos de aventura.


Sem dúvida, as sociedades na Europa, na América do Norte e no Nordeste Asiático estão a afastar-se rapidamente de políticas que envolvam intervenções militares, gastos na defesa e competição pelo poder. Penso que isto é bom para a democracia, porque uma das coisas que a democracia implica é uma participação feminina no processo político, em termos de plena igualdade. Mas penso que, em resultado disso, a própria natureza da política irá mudar.

De «A Política das Mulheres», de Francis Fukuyama, in Previsões - 30 grandes mestres pensam o futuro, coordenado por Sian Griffiths, traduzido por Susana Serras Pereira e editado pela Difel, em 2001
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário